top of page

Agbara Ìmó

Núcleo Circular de Difusão do Conhecimento

Agbara Ìmò, termo em yorubá que significa: Poder do conhecimento; onde tudo é feito em ciclos de conhecimentos, como um abraço da comunidade, que fortalece, ensina, difunde, oferece o poder de conhecer.  

 

Um espaço voltado à democratização da ciência e do conhecimento acadêmico como meio de afrocentrar e mudar o cenário brasileiro.

Sobre o Núcleo

Um quilombo, nas palavras de Beatriz Nascimento, é uma estratégia espacial, política e afetiva de criação de vida. Ora, esse espaço, que carrega consigo signos enraizados em África, proporciona redes de apoio, de cuidado, de segurança, de afeto e principalmente de luta  e resistência. 

 

A esperança é o sentimento que nos move. Sonhamos, lutamos e acreditamos que podemos construir algo melhor para nós, para os nossos e para as próximas gerações. É por isso que estamos aqui! Sonhando o mesmo sonho, almejando os mesmos propósitos, lutando pelo direito de estarmos numa universidade. 

 

Nossa arma? A educação! 

Como? Democratizando os conhecimentos científicos e acadêmicos.

"O que suleia nossa caminhada, é a pedagogia do afeto, do acolhimento, afrocentrada e aquilombada"

Estudos
Criação de Laços e Redes de Pertencimento
localização
Afroreferência Científica
resistência
Aquilombamento
estudos
 Diálogos Horizontais e Circulares

Propósitos

Mudar o cenário educacional a partir de pesquisas e histórias que importam.

Ver mais das nossas nos espaços acadêmicos como pesquisadoras

Oferecer suporte para o fortalecimento das potencialidades e capacidades intelectuais.

Criar redes de pesquisadoras integradas em questões raciais e outros marcadores sociais da diferença

“Acreditamos na capacidade de diálogos horizontais como recurso pedagógico de ser e estar em contato direito com a outra/o. A nós, é importante criarmos círculos seguros, de confiança e de pertencimento, visto o quanto uma sociedade doente, adoece corpos e destrói sentimentos de confiança e autoestima”

O educar

nossas estratégias confluentes e circulares

Mentorias Acadêmicas

Com foco acadêmico em metodologia e pesquisa. Os ciclos de mentorias são oferecidos ao longo do ano, dando suporte a quem está finalizando a graduação e a quem está querendo continuar ou iniciar uma pós, oferecemos suporte, acompanhamento, orí-entações individuais e coletivas e grupos de trabalho.

Ciclos  de Atividades Virtuais

A circularidade se refere às práticas africanas de ver o mundo a partir da infinitude, “começo, meio e começo”. Desse modo, todas as atividades aqui são circulares, evidenciando o lugar de pertencimento ao mundo em que está e a possibilidade de sempre poder voltar. O virtual vem como uma chave estratégica de oferecer apoio a distância e dentro das condições de vida que temos.

Processo de Aprendizagem Meta Meta

Para uma melhor apropriação dos conhecimentos aqui circulados, entendemos que precisamos exercer o ouvir/assistir, o ler e, o escrever. É a junção das três habilidades que possibilita um propósito: o ingresso a uma pós-graduação, ou a escrita de um artigo, ou ainda de uma monografia.

“A mentoria é uma conversa e para nosso coletivo, um lugar de pertencimento e representatividade. Nesse processo, todo o aprendizado se dá por meio da relação entre as pessoas Orí-entandoras e suas Orí-entandas. E, ao mesmo tempo, a coletividade se faz sempre presente”

Atividades desenvolvidas

Ciclo de Mentorias Preparatórias para

Pós-Graduação

5° Edição

8 meses de atividades
De Agosto a Março
Remoto 

Ciclo Sankofa: Uma primeira aproximação com artigos acadêmicos.

2° Edição

4 meses de atividades
De Abril a Julho
Híbrido

Ciclo de Formação

para orí-entadoras

Duas vezes ao ano
Atividade para novos membros
Com duração de uma semana 
Remoto

Xiré: Aquilombando

o conhecimento.

Atividade aberta ao público em geral
Lives e Palestras 
Sobre diversos assuntos acadêmicos, científicos, sociais e raciais.

Agbara ìmó em Números

Dados de atividades até fev/2025

28

 Orís do Educar

569

Pessoas Atendidas

90

621

Aprovações em

Pós-Graduações

Aulas Confluentes

Orís do Educar

nossa equipe

Instituto Itéramãxe

Por espaços mais plurais

Um coletivo em forma de quilombo majoritariamente negro, feminino, oriundo de bairros periféricos, cuja trajetórias de vidas, foram atravessadas pelas desigualdades estruturais. O instituto promove ações de cunho educacional, jurídico, social e psicológico a fim de possibilitar garantias e democratizar os acessos. Nossa base de luta é uma atuação em favor do combate ao racismo, ao machismo, à homofobia e outros marcadores sociais da diferença.

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

@iteramaxe

  • TikTok
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Spotify
  • YouTube

APOIE O INSTITUTO

Ao apoiar o Instituto Itéramãxe, você ajuda a preparar alunas e alunos para participar de processos seletivos de Pós-Graduações.

INSCREVA-SE

Cadastre-se para receber informações sobre as atividades do Instituto

Obrigado(a)!

bottom of page