

Agbara Ìmó
Núcleo Circular de Difusão do Conhecimento
Agbara Ìmò, termo em yorubá que significa: Poder do conhecimento; onde tudo é feito em ciclos de conhecimentos, como um abraço da comunidade, que fortalece, ensina, difunde, oferece o poder de conhecer.
Um espaço voltado à democratização da ciência e do conhecimento acadêmico como meio de afrocentrar e mudar o cenário brasileiro.
Sobre o Núcleo
Um quilombo, nas palavras de Beatriz Nascimento, é uma estratégia espacial, política e afetiva de criação de vida. Ora, esse espaço, que carrega consigo signos enraizados em África, proporciona redes de apoio, de cuidado, de segurança, de afeto e principalmente de luta e resistência.
A esperança é o sentimento que nos move. Sonhamos, lutamos e acreditamos que podemos construir algo melhor para nós, para os nossos e para as próximas gerações. É por isso que estamos aqui! Sonhando o mesmo sonho, almejando os mesmos propósitos, lutando pelo direito de estarmos numa universidade.
Nossa arma? A educação!
Como? Democratizando os conhecimentos científicos e acadêmicos.
"O que suleia nossa caminhada, é a pedagogia do afeto, do acolhimento, afrocentrada e aquilombada"
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Criação de Laços e Redes de Pertencimento
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Afroreferência Científica
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Aquilombamento
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Diálogos Horizontais e Circulares
Propósitos
Mudar o cenário educacional a partir de pesquisas e histórias que importam.
Ver mais das nossas nos espaços acadêmicos como pesquisadoras
Oferecer suporte para o fortalecimento das potencialidades e capacidades intelectuais.
Criar redes de pesquisadoras integradas em questões raciais e outros marcadores sociais da diferença
“Acreditamos na capacidade de diálogos horizontais como recurso pedagógico de ser e estar em contato direito com a outra/o. A nós, é importante criarmos círculos seguros, de confiança e de pertencimento, visto o quanto uma sociedade doente, adoece corpos e destrói sentimentos de confiança e autoestima”
O educar
nossas estratégias confluentes e circulares
Mentorias Acadêmicas
Com foco acadêmico em metodologia e pesquisa. Os ciclos de mentorias são oferecidos ao longo do ano, dando suporte a quem está finalizando a graduação e a quem está querendo continuar ou iniciar uma pós, oferecemos suporte, acompanhamento, orí-entações individuais e coletivas e grupos de trabalho.
Ciclos de Atividades Virtuais
A circularidade se refere às práticas africanas de ver o mundo a partir da infinitude, “começo, meio e começo”. Desse modo, todas as atividades aqui são circulares, evidenciando o lugar de pertencimento ao mundo em que está e a possibilidade de sempre poder voltar. O virtual vem como uma chave estratégica de oferecer apoio a distância e dentro das condições de vida que temos.
Processo de Aprendizagem Meta Meta
Para uma melhor apropriação dos conhecimentos aqui circulados, entendemos que precisamos exercer o ouvir/assistir, o ler e, o escrever. É a junção das três habilidades que possibilita um propósito: o ingresso a uma pós-graduação, ou a escrita de um artigo, ou ainda de uma monografia.
“A mentoria é uma conversa e para nosso coletivo, um lugar de pertencimento e representatividade. Nesse processo, todo o aprendizado se dá por meio da relação entre as pessoas Orí-entandoras e suas Orí-entandas. E, ao mesmo tempo, a coletividade se faz sempre presente”
Atividades desenvolvidas
Ciclo de Mentorias Preparatórias para
Pós-Graduação
5° Edição
8 meses de atividades
De Agosto a Março
Remoto
Ciclo Sankofa: Uma primeira aproximação com artigos acadêmicos.
2° Edição
4 meses de atividades
De Abril a Julho
Híbrido
Ciclo de Formação
para orí-entadoras
Duas vezes ao ano
Atividade para novos membros
Com duração de uma semana
Remoto
Xiré: Aquilombando
o conhecimento.
Atividade aberta ao público em geral
Lives e Palestras
Sobre diversos assuntos acadêmicos, científicos, sociais e raciais.
Agbara ìmó em Números
Dados de atividades até fev/2025
28
Orís do Educar
569
Pessoas Atendidas
90
621
Aprovações em
Pós-Graduações
Aulas Confluentes